Quem sou eu

quinta-feira, 11 de março de 2021

Arrebatamento, uma realidade bíblica (Tessalonicenses 4:16-17)

 Arrebatamento,

 uma realidade bíblica  (1 Ts 4:16-17)

Pr. David Sousa.

A vinda do filho de Deus, Jesus Cristo ocorrerá em duas fases distintas: na primeira fase, haverá o arrebatamento da igreja. Jesus voltará invisível para o mundo detendo-se nas nuvens, em abrir e fechar dos olhos, arrebatar para sí todos os santos. Isso acontecerá antes da grande tribulação. A segunda fase, Jesus virá com grande poder e glória; visível aos olhos de todos, e acompanhado da igreja; que fora arrebatada. Virá então, para salvar e restaurar o povo de Israel, destruir o anticristo, amarrar o diabo e governar a terra por mil anos.

O arrebatamento da igreja, será a completude da salvação, quando todos os salvos serão glorificados. Aí cumprir-se-á: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” (Apocalipse 21:4)

A igreja (os santos); que será arrebatada irá viver um tempo de honra (será galardoada), e em seguida estará nas bodas do cordeiro. A igreja estará com Cristo para sempre.

Bendita esperança. Jesus vira buscar o seu povo, como diz a bíblia: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.”

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.”

“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14:1-3)

No contexto de João 14, Jesus encoraja seus discípulos, mostra o caminho (ele mesmo é o caminho), promete o Espírito Santo aos discípulos. Jesus cumpriu sua promessa com a descida do Espírito Santo (Atos 2). Agora é apenas uma questão de tempo Jesus arrebatar a sua igreja.

“Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.” (Hebreus 10:37)

Jesus orando disse: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.” (João 17:24)

1 - O arrebatamento: (1 Ts 4:16-17);

“Porque haverá o grito de comando e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu.”

Em coríntios o apóstolo fala de uma trombeta de vitória, um chamado à presença de Deus, algo ansiosamente esperado pela igreja. O termo grego traduzido para arrebatamento é harpazo – αρπάζο, no sentido de tomar para si, retirar.

Depois do arrebatamento, virá a grande tribulação. Jesus virá tirar a sua igreja da irá vindoura como diz as escrituras: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:9)

2 – Os propósitos do arrebatamento:

a) glorificar a igreja;

a igreja será arrebatada antes da grande tribulação; livrando assim a igreja do juízo que virá sobre o mundo. A apresenta a igreja como sendo a noiva de Cristo: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Efésios 5:25-27)

No casamento judeu, após os pais do noivo terem pago o dote pela noiva (Gn 24:53; 34:12), era marcado o dia do casamento, e está, não sábia o momento da chegada deste, que era anunciado por um grito; ao encontrar a noiva e os parentes da noiva a elogiavam, seguindo-se o banquete de comemoração, e este deveria ser na casa do noivo.

Neste esquema ritual, Jesus fará com a sua noiva, a igreja, ele a buscará para estar com ele, no céu e será galardoada através do tribunal de Cristo βῆμα – Bema, seguido pelo banquete das bodas do cordeiro.

Para que todo o propósito espiritual que existe entre Cristo e sua igreja possam se cumprir, é necessário que haja o arrebatamento, ou seja o noivo virá buscar a sua noiva para consumar esta união. Portanto o arrebatamento é necessário para que a igreja seja glorificada.

b) Galardoar os crentes em Jesus que já morreram;

uma característica importante do arrebatamento é o fato de nele estarem incluídos os crentes que já morreram “porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

(1 Co 15:52b)

Esses receberão um galardão diferenciado juntamente com toda a igreja viva.

c) Livrar a igreja do sofrimento da grande tribulação;

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1 Tessalonicenses 5:9)

3 – Quem será arrebatado?

Somente “os que são de Cristo” serão arrebatados; ou seja, sua igreja.

Apenas dois grupos na igreja, que podem ser detectados como sendo participantes do arrebatamento, estes são “os que morreram em Cristo” e “os que ficarmos vivos.” (1 Ts 4:16-17)

Muitos pensam que por pertencerem a uma igreja, isto faz dele, um participante do arrebatamento. A condição é “estar em Cristo.” Ter uma vida de cristão autentico cultivando seu relacionamento com Jesus.

4 – O momento do arrebatamento;

O apóstolo Paulo diz que “será num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15:52)

No original grego é: én átomo em ripe oftalmol. O termo átomo significa algo que não pode ser dividido “um momento.”

Ripe significa pulsação, batida, uma batida de olho, ou um piscar de olho.

Aqui vemos que o tempo necessário para tudo o que envolve o arrebatamento aconteça, é mínimo.

Dai o motivo de estar sempre em comunhão com o Senhor.

- O arrebatamento em si é o grito de vitória da igreja, que agora não sofrerá mais o dano da morte, nem da dor, pois o noivo veio consumar a vitória da igreja sobre a morte e o inferno. 

“Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.”

“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.” (1 Coríntios 15:53-54) 

- Antes do arrebatamento: Vigilância!   

- Depois do arrebatamento: Viveremos felizes para sempre!

Versículos básico:  

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Tessalonicenses 4:16-17)

Textos auxiliares:

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.” (Lucas 17:26)

“Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam.”

“Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.”

“Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.”

(Lucas 17:28-30)

Ig. Batista Shalom em Codó - Lugar de Paz e Prosperidade. Fé, Esperança e Amor.

Pr. David Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário